Phantasmagoria: TheVisionsOf Lewis Carroll, filme baseado na vida do escritor britânico, é a estreia de Marilyn Manson como realizador de longas-metragens. O filme, também protagonizado pelo cantor, não tem ainda data de lançamento (adivinha-se uma estreia pouco convencional) mas já conta com um trailer de apresentação. Sendo descrita como uma película de fantasia e terror, onde Manson vive isolado num castelo atormentado por insónias, promete ser algo macabra, com cenas de sexo, sangue e suspense à mistura. Tendo sido Sintra, um dos locais previstos para a sua rodagem, prevê-se agora que seja filmado na Roménia. Conta ainda com as participações de Evan Rachel Wood, Lily Cole e TildaSwinton.
O Festival Internacional de Cinema do Funchal, que este ano decorreu de 10 a 17 de Abril, galardoou o filme de Asghar Farhadi, About Elly, com o «Golden Award», prémio que elege o melhor filme do festival.
A quinta edição do festival sofreu alguns contratempos provocados pelas dificuldades das ligações aéreas - que impediram não só o realizador iraniano, mas também Terry Jones (um dos Monty Python que ia ser homenageado nesta edição) de comparecerem à premiação -, no entanto, Henrique Teixeira, director do festival, mostrou-se satisfeito com o decorrer da edição.
Com a divulgação de cinematografias de qualidade desconhecidas do público madeirense em vista, o programa do FICF divide-se em secções competitivas e não competitivas. Em competição encontram-se longas e curtas-metragens internacionais, assim como produções regionais. O parecer do júri fica ao cargo de realizadores, produtores, jornalistas e críticos da indústria.
Segue-se a lista dos premiados:
«Golden Award» - Melhor Filme: About Elly, Asghar Farhadi (Irão)
«Silver Award»: Autumm, Ozcan Alper (Turquia)
Melhor Actriz: Nina Monka, Peaceful Times (Alemanha)
Melhor Actor: Bjorn Sundquist, Jernanger (Noruega)
Melhor Curta-Metragem : The Boleia, Ricardo Almeida (Portugal)
Prémio do Público: I Believe In Angels, Niksa Svilicic (Croácia)
«Premium Madeira»: Rui Rodrigues e Bruce Paulino da Silva
When You're Strange, o documentário sobre The Doors, estreou-se no circuito comercial americano no passado fim-de-semana, após ter passado por vários festivais, incluindo o Sundance. O filme de Tom Dicillo, que tem sido unanimamente elogiado pela crítica, conta com a narração de Johnny Depp. Revelando imagens inéditas, o documentário segue a banda de 1965, altura em que Morrison conheceu Ray Manzarek, a 1971, aquando da sua morte em Paris.
«Dicillo dá-nos uma visão intimista da química criativa que unia os quatro elementos dos Doors (...) alternando, por exemplo, imagens de arquivo de Morrison com excertos do filme experimental que este realizou em 1969.», Público.
Não está uma data de lançamento comercial em Portugal, mas sabe-se que o filme será exibido no festival IndieLisboa, a realizar-se entre 22 de Abril e 2 de Maio. Veja o trailer: